sexta-feira, 15 de julho de 2011

Avada Kedavra? Não, Wingardium Leviosa!

.
É engraçado falar o que falarei hoje porque nunca vim aqui, neste nosso espaço que é O Cronista para falar sobre este assunto antes. Se falei foi pouco e se foi pouco, agora será único e eterno, como sua história.
.
Neste dia 15 de Julho, sexta-feira, estreia nos cinemas brasileiros Harry Potter e as Relíquias da Morte Parte 2. O filme é o último de uma das maiores séries cinematográficas da história. Clássica. Mágica. Inteligente e acima de tudo inesquecível.
.
Harry Potter começou há 10 anos atrás sendo o garotinho com um raio na testa que dormia debaixo da escada. Eu o detestava. As meninas de minha sala adoravam e davam seus gritinhos e eu não gostava disso. Achava uma coisa chata, sem graça. Nunca nem tinha lido o livro nem visto o filme.
.
.
Mas isso mudou. Comecei logo no início da série, depois desse momento de raiva, a ser fã e a me aventurar neste mundo mágico que é Harry Potter. E acredite, isso me mudou e me ajudou a ser quem sou hoje. Viadagem? Frescura? Coisa de Nerd? Coisa ridícula? Que acha isso, eu não ligo.
.
Harry é muito mais além de uma simples história sobre um menino bruxo contra o mau. Ele nos revela a importância do amor, da amizade, do necessário para ser uma pessoa íntegra. Ser forte. Ser verdadeiro e ser humano além de tudo. Saber que em certos momentos precisamos escolher o correto no lugar do mais fácil, por pior dor que isso nos cause.
..
Além do que, Harry Potter também é sociedade, crítica social. O modo como o Ministério da Magia é colocado, governa e manipula toda uma sociedade é um exemplo claro do que acontece no mundo real, em nossa simples realidade de trouxas. J.K. Rowling não fez um livro, ela criou um novo mundo.
.
Por mais best-seller que seja o livro, é preciso que nós saibamos o que retirar para nossas vidas de cultura. É nossa missão absorver aquilo que pode ser absorvido. E isso eu fiz.. e como fiz. Das frases que me marcaram ao longo desses 7 livros e 8 filmes, algumas me abriram caminhos e me ajudaram a ser quem sou hoje.
.
"São as nossas escolhas que revelam o que realmente somos, muito mais do que as nossas qualidades."
..
"Para uma mente bem estruturada, a morte é apenas uma aventura seguinte."
.
Foi Harry que me impulsionou a descobrir minha paixão extrema por leitura, sabiam?. Assim como milhões de jovens, eu comecei lendo HP, que tem seu número considerável de páginas, e assim fui descobrindo o prazer e o amor nas páginas brancas de livros diversos além daquele universo. Descobri que ler é a mais única paixão, compartilhada individualmente entre você, você mesmo e seu livro.
.
E foi com ele que descobri que gostava de escrever! Eu escrevia (escrevo) fan-fics de HP. E nisso o oceano de possibilidades se abriu para mim. Descobri que, este dom ia além de Harry Potter, era algo meu e que se encaixaria em qualquer lugar, qualquer tema, em qualquer momento de minha vida. Era o que eu de melhor fazia e o que melhor me traduzia.
..
Livros. Filmes. Trilhas Sonoras. Harry Potter deixará seu legado. Uma das séries de cinema mais marcantes do mundo e que chega ao fim neste dia. Algo que marcou uma geração. Um mundo inventado e real em nossas mentes que se fixa em mim.
.
Este post hoje é nada mais do que um agradecimento. Obrigado J.K. Rowling por fazer parte de minha vida e me dar de presente uma história que me ajudaria a construir a louca engrenagem que roda em minha mente. Obrigado Harry Potter por existir em minha infância e adolescência, por me fazer acreditar que Luz e Trevas existem em todos, cabendo apenas a nós escolher qual é o mais importante, qual é o mais correto. Obrigado.
.
.
Para mim, por mais que eu fique triste de não esperar ansioso por um filme novo, ou preparar minha camiseta e boné HP para a estreia e ter toda aquela agitação e transformar o primeiro dia de exibição do filme em um evento, Harry Potter não acaba com este último filme, ele está aqui, eternamente em mim e continuará, crescendo, para sempre.
.
Harry Potter não está recebendo seu Avada Kedavra e acabará. Mas sim seu Wingardium Leviosa, para flutuar o mais alto possível, se mantendo no alto para todo o sempre. Não recebi minha carta de Hogwarts de uma coruja aos 11 anos, mas sim quando li ou assisti pela primeira
vez Harry Potter.
.
.
E não se esqueçam, para todos os tristes, Hogwarts sempre estará lá para quem realmente precisar dela.
.
É com grande alegria e tristeza (sentimento agridoce não?) que me despeço de vocês neste post. Provavelmente neste momento estarei sentado em minha poltrona do cinema assistindo na Pré-Estreia, pela última vez Harry Potter. Desculpem-me a todos que não gostam ou acham isso uma tremenda besteira, mas para mim é um marco em minha vida eu precisava dizer este Obrigado.
.
Noite.
Nox.
Desaparata.
.

terça-feira, 5 de julho de 2011

Melodia

.
Estou morto. Mas a morte é minha maior poesia. O tempo voa, se desespera em correr ao encontro do fim. Feche os olhos, sussurre em meu ouvido o que você vê no escuro de seu próprio limite. O piano toca e minha alma dança. Minha melodia, minha maldição. Abra sua mente, sinta o cheiro do poder que tem em seu coração. Explore suas asas, encontre a pureza do céu. Viva seu maior dom chamado de vida. Eu continuarei aqui, a sua espera, treinando a valsa que dançaremos para lhe tirar todo o medo e qualquer preocupação. Viva. Eu morrerei contigo.
.

Douglas Ibanez