sábado, 11 de julho de 2009

A Revolução dos Bichos - Cuidado, ela pode acontecer.

Vocês são daqueles que quando estão raivosos soltam moscas e gafanhotos pela boca para qualquer pessoa que venha perguntar o que houve? Inclusive em seu cachorro que ao lhe ver irritado vem lhe dar uma cheirada receptiva ou brincar alegremente balançando o rabinho? Então devo avisar uma coisa extremamente importante companheiros de blog: CUIDADO - pois a Revolução dos Bichos está para começar.


Calma, não precisam comprar armamento pesado nem muito menos mandar sacrificar seus pobres animais domésticos (isso seria um assassinato). Todo esse sensacionalismo acima foi apenas uma pequena brincadeira que fiz (ok, podem mandar ME SACRIFICAR) para poder entrar no assunto e fazerem com que vocês comecem a pensar sobre o resto do post de hoje.

Já pensaram por um instante (parem e pensem) o que seria do mundo se por um leve e simplório acaso do destino os animais, seres que subestimamos totalmente como inferiores (até parece), resolvessem levantar guerra, eu disse guerra, contra nós humanos dispostos, de qualquer maneira, a conseguir o poder? O mundo viraria de cabeça para baixo e se tornaria em um rápido, porém amplificado Planeta dos Macacos. Pois bem, assustados ou não, é exatamente isso que ocorre no livro de George Orwell, A Revolução dos Bichos.


Tudo começa com um sonho. Um sonho de um lugar melhor para se viver, onde a ditadura do poder humano estaria acabada e apenas os animais iriam controlar suas próprias vidas e destinos, fazendo do trabalho a principal ferramenta para um futuro promissor. Sim pessoal, este sonho foi sonhado por ninguém menos do que um porco (esquecemos a gripe suína por hoje ok?).

A partir deste sonho uma nova vida e/ou para não se dizer, um novo mundo começa a ser planejado e criado pelos animais dentro do celeiro da respeitada Granja do Solar, cujo dono é chamado de Sr. Jones. Completamente organizados, os animais repentinamente se veem em uma terrível guerra entre animais e humanos para conseguir o tão grande e querido poder que brilha aos olhos de todos e o que acontece? Vitória para os animais!! (calma, não vou estragar o fim do livro)

Com os bichos no comando a Granja do Solar ou Granja dos Animais começa a ter uma nova perspectiva de vida. Sem regras superiores, sem chicotes ou injustiças sofridos anteriormente, mas sim apenas o esforço de cada um para construir uma vida melhor sob os olhos dos tão queridos Mandamentos os animais vão se fortalecendo e almejando tudo o que sempre quiseram. Claro que, como em qualquer outra forma de governo, mesmo sendo feitas por animais em uma granja, essa não deixa de ter problemas e mudanças um tanto diferentes, para não se dizer extramamente controversas ao que tudo se dizia ser e isso é visto claramente ao longo de toda a história.

Mesmo parecendo uma fábula infantil um tanto mais extensa ou simplesmente como um livro diferente e engraçado, A Revolução dos Bichos é totalmente de caráter crítico e usado facilmente como uma arma anti-comunista (não entrando em mérito político nenhum tudo bem?). É extremamente notável as semelhanças entre tudo que ocorre no livro com a vida real e isso nos leva a ver muito da opinião de Orwell em relação aos diversos modos de política e distribuição de poder daquela época.

Aos trancos e barrancos a história vai tomando rumos totalmente inesperados que veem com uma carga de surpresa bastante interessante. Seu final é muito bom, pelo menos quanto a mim devo dizer que fiquei chocado como as últimas frases foram escritas.


"A melhor sátira já escrita sobre face negra
da história moderna."
(Malcolm Bradbury)

"Um livro para todos os tipos de leitor, seu brilho
ainda intacto depois de sessenta anos." (Ruth Rendell)

"De primeira qualidade, não há dúvida.
Comparável a Voltaire e a Swift." (Edmund Wilson)


Para quem nunca leu fica a dica. É um livro diferente, com um visual de escrita disfarçada e que nos leva a pensar em muita coisa de ontem, de hoje e de amanhã. Cabendo a todos os leitores (só não mande um garoto de 5 anos ler) A Revolução dos Bichos é um ótimo exemplo de leitura prática, pensativa, jornalística enquanto literária e com uma carga de diferencial que é sustentada a décadas. Vale muito a pena ler. ^^

Pessoal!
Mais um post para vocês.
Espero que gostem deste.. fiz com muito carinho (hehe).
Logo mais eu volto ok?
Então até mais!
Muuuuuuu...

24 comentários:

nat disse...

er gostei do baby o porquinho *-* DHSUDHUSH, brinks tb to mal afim de le esse livro, parece se lecal ;)

Stephanie Pereira disse...

ia ser bem tenso o dia da revoluçao =S

segurte-ei aki tbm =*

Unknown disse...

Não é recomnedado para crianças de 5anos?

Poxa, só pq eu me interessei em ler.

Abraços ;}

Rafael Silveira disse...

Seria legal, o unico bicho ao qual eu me renderia seria a uma cobra, puts, tenho medo pra caramba de cobras...
XD
soakspoaksopa

J.E. disse...

AH, TO CURIOSA AGORA, COMOFAS? shauhssuhsus
Adorei o post Douglas e o livro também. Já começou a me fazer refletir se o mundo fosse dominado por animais. Bom, eu não sobreviveria nem ao primeiro dia, com esse Pit Bull chamado Killer rondando pelo quintal (você teria mais sorte com o SEU KILLER, né?)

Bom, eu já coloquei esse livro na lista de livros que quero ler até o fim do ano! :D
Beijos e bom tempo meia boca para você.

Renan Barreto disse...

Fala, Douglas! Olha, garoto. Esse livro é muito bom mesmo. O li quando estava no primeiro ano do Ensino Médio, na mesma época que tava lendo Iracema do JOsé de Alencar (tira o de e vira o vice presidente rsrs). É uma crítica social maravilhosa. Mas eu só conheço esse livro do Orwell. Bem, o seu texto está bom e só poderia ter dado uma opinião mais sua... Mas é questão de gosto como apresentação do livro está perfeito.

abração!!!

Valeu!

La Sorcière disse...

Douglas, vc escreve MUITO bem....isso me chamou mais a atenção que sua opinião sobre o livro!!!!
De George Orwell, li 1984....fiquei com vontade de ler sua indicação, vou procurar num sebo!!!
Bj

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
DBorges disse...

Nunca li, mas já ouvi falar.
Ler a respeito me fez sentir vontade de ler.

Gostei do blog e da tua escrita. Adoro escritores que interagem com o leitor durante a leitura.

Beijo!

Douglas Ibanez disse...

Haaa!!

Sim.. imaginem só mesmo o que seria do mundo dominado pelos animais? O_O
Cara, ia ser algo no mínimo extremamente psicodélico..

Imagine só!!!

Sinceramente eu me renderia para uma aranha (digo isso por que tenho aracnofobia e sabe como é né?) se aquelas aranhas de banheiro já me deixam doido da vida imagine tarantulas resolvendo levantar guerra? eu hein..

Aaah, quanto a opinião pessoal.. quis dar um ar mais de indicação, mas vou ser franco.. gostei muito do livro, é aquele tipo de livro que faz a gente pensar no que fazemos em relação aqueles que julgamos como "inferiores". Sem contar que o livro todo a gente consegue comparar totalmente os animais com os humanos e isso vai em uma forma de processo que vai deixando a gente assim: =O

De qualquer forma o livro, pelo menos a mim, me fez pensar em tudo isso e muito mais.. ele consgeue envolver muita coisa em meio ao contexto do enredo todo sabem? É muito bom.. vale a pena ler muuuito.

Jaque.. pode colocá-lo na lista de livros sim.. você vai gostar.. te conheço beeem.. hehe

Obrigadão Lá Sorcière!! XD
1984 eu não li.. mas com certeza acho que acabarei lendo, sabe como é.. faculdade.. provavelmnte mais cedo ou mais tarde irei ler.. tenho vontade mesmo.

Dica!!
Nova aqui!!
Bem vinda.. e obrigadão mesmo..
sua opinião e a de todos aqui me fazem sorrir feito um smile (XD).

hehe

bem pessoal.. obrigadão!!
serio mesmo
gosto muito de vocês!

beijos e abraços!!
faloow

Paty L. disse...

Incrível! Até porque os animais são mais organizados, estruturados e vamos ver que essas críticas são ótimas!
Fiquei com muita vontade de ler, ótimas dicas!
E parabéns, vc escreve muuito bem, eu te admiro muuuito! Você é um cara inteligente.
Adorei o "Ser Lunático" cara, viajo total com essas viajens, no pensamento, nos sonhos, na imaginação!
Parabéns, seu blog é um sucesso e com toda razão!

:D

Paulo Alt disse...

opaa douglas blz dude
então... eu li esse livro acho q qndo tava no 1ºEM tb e tenho ele aqui na frente da estante até hoje. A minha edição eh aquela da Globo, com as páginas meio parecendo jornal. Foi apartir desse e de Laranja Mecânica do Anthony Burgess que me deu vontade de comprar outro do Orwell, o "1984" [só q o preço tah gigante em relação ao número de páginas]. Escrevi sobre o 84 no meu blog uma vez. E foi ótimo ler seu post, catei meu livrinho aki depois pra dar uma olhada. Deu saudade hehe.
vlw
teh mais

Duh disse...

NOssa cara,
nunca li esse livro não.
mas, fiquei meio preocupado, porque
eu sou do tipo de pessoa que "quando estão raivosos soltam moscas e gafanhotos pela boca para qualquer pessoa que venha perguntar o que houve? Inclusive em seu cachorro que ao lhe ver irritado vem lhe dar uma cheirada receptiva ou brincar alegremente balançando o rabinho?"
hahahaa
sim, eu sou assim. acho que eu seria a primeira vítima da revolta dos animais
ahahaha
abraço

Rosana Ibanez disse...

Oi Doug!!
Nunca li esse livro não, embora eu o tenha vista aqui na minha estante desde o começo do ano... Mas agora fiquei curiosa!
Sabe, nós seres humanos sempre substimamos a inteligência dos animais e quem sabe eles assumindo o comando da situação não resolveriam muitos problemas e agiriam com mais humildades e menos prepotência, não é mesmo? Talvez eles se amassem mais, amassem muito mais a natureza e não se autodestruiriam? Talvez o mundo seria melhor...
Um beijo

Unknown disse...

Valew pelo link..podêxar que eu volto aqui sim.

A Língua Nervosa disse...

Oi Douglas,
gostei muito de seu blog
voltarei ais vezess!
Li animal farm uns anos atrás pra fazer uma prova de inglês...eu me peguei para decorar os nomes dos animais...mas a história é muito boa!!
abração

Cadinho RoCo disse...

Sempre bom receber recomendação de livros.
Cadinho RoCo

Doki☺Heytor disse...

qual o nome do porco? Stalin? Fidel? Mao Tse Tung?
quando vi que os animais queriam tomar o poder, logo pensei em comunismo...

vou ler sim =D
acredito inclusive que meu professor citou esse livro durante as aulas sobre os ultimos socialistas

Bom post esse hein
parabens =D

Anônimo disse...

Aodoro este livrooooo!!! :DD
Lembro-me que um professor de história me recomendou ele quando eu estava no 2º grau. É uma excelente leitura!

E já que estamos falando de livro, vai aqui uma dica que acho que você vai gostar. "A casa da mãe Joana", de Reinaldo Pimenta. É um ótimo livro que fala sobre a origem das palavras e de algumas expressões do dia-a-dia que todo mundo fala mas não faz idéia de onde veio. Bem divertido!

Um grande beijo!!

Douglas Ibanez disse...

Introspectiva!!
Nossa.. eu realmente vou adorar esse livro, gosto muito das origens das palavras (acredite ou não, eu fico tentando as vezes decifrar a origem das gírias em inglês XD).

Doki.. acredite se quiser, mas o nome do porco é Napoleão ahuHUAHAUHAUHAU..

Pessoal novo.. sejam bem vindos!!
fiquem a vontade, a casa é de vocês também =D

Não duvdo nada que os animais seriam mais humanos que nós (esse é o problema.. ser humano, até onde isso seria bom?) acho melhor nós nos tornarmos animais..

Duh, normal, eu também dou uns berros com o meu, principalmente em dia de jogo de futebol e as bombas não param de estourar e ele não para de latir.. é complicaaado.

Não li 1984, mas sempre tive curiosidade.. Laranja mecânica é outro filme que tanto falam, falam,falam e falam mas eu nunca vi =/ e tenho muita curiosidade de ler.. me parece iteressante ALT..

hey sweet.. obrigadãoo!!!!!
obrigado mesmo mesmo mesmo
fico muuuuito feliz
vocês fazem parte daqui, não se esqueçam disso!!

Ser Lunático é uma loucura mesmo, é uma lunatidade (neologismo!!) total.. hauahuahua

obrigado gentee!!
beijos e abraços

Léo Ribeiro disse...

Oi, alguns amigos já mandaram eu ler o livro a revolução dos bichos, procurar ele para ler.
Então logo vou falar no meu blog do que o ser humando é capaz de fazer com os animais, muito triste, queria que fosse ao contrário para ver a reação dos humanos.
Lindo aqui sempre.
abraços!
=]

Lico disse...

Demais esse livro, mas podia ter explorado a política também, não é ruim o ser huamno ter opiniões. O livro descaradamente faz analogia a 'revolução comunista' e seu fracasso na Rússia ou ainda a uma 'revolução francesa'. De qualquer modo o livro é muito bom e os animais nada mais representam do que os próprios homens.
;D
Voltarei!

railer disse...

nunca li a história, eu já vi o filme. muito bom mesmo!

Renata disse...

Puxa!!!Fiquei apaixonada pelo seu blog!!!!Ele é demais...já virei uma seguidora e com certeza vou ler a revoluçaõ dos bichos...bj