domingo, 20 de setembro de 2009

Mania de Você!

Hoje vamos falar de uma coisa inteiramente chata, mas que fica grudada em nós como se fosse um carrapato, por um longo e enorme tempo de vida. Não, eu não estou falando de nenhum gêmeo parasita que está em nosso estômago se nutrindo de nossa alimentação, nem muito menos de um sugador de sangue que pode ser adiquirido em qualquer montaria de cavalo (já vi passarem por essa experiência). Hoje eu irei falar sobre nossas tão amáveis e queridas manias.

Faz uns anos já, depois de algum trauma ou nervoso que passei, não me pergunte quando exatamente (isso por que tenho boa memória), me peguei em um lindo dia de sol (tentando fazer a paisagem poética) roendo minhas curtas unhas, depois disso, podem ter certeza, eu nunca mais parei e duvido, eu disse DUVIDO, que alguém aqui não tenha essa mesma mania que eu.

É uma coisa meio de louco, tenho certeza que vocês vão concordar comigo. Quem aqui, em uma rua de piso xadrez, nunca andou só nos pretos ou só nos brancos? Ou em uma calçada com divisórias, não se pode pisar na linha, apenas dentro do quadrado? Ou até mesmo fazer com a mão direita tudo o que faz com a esquerda (tudo isso eu já fiz u_u).

Além disso ainda tem aquelas manias físicas (ou caguetes), como ficar enrolando o cabelo enquanto está deitado (eu fico alisando minha franja com os dedos antes de dormir), tem mulher que roe o cabelo, tem cantor que só usa determinadas cores e por ai vai.


Eu as vezes pareço meio compulsivo, mas não sou. Por exemplo, quando estou jogando vídeo-game, sinto uma vontade de louca de ficar passando os dedos nos buraquinhos do parafuso do controle, até que eu perco o jogo. Já tive vício (esse eu chamo de vício) de enrolar o cabelo até dar nó e depois puxar com força, chegando a arrancar alguns fios (tenho uma falha que está crescendo até hoje u_u).

O lance das manias é uma coisa bem normal, pelo menos todo mundo tem alguma ou já teve em outro momento da vida. As causas são diversas e podem variar de pessoa para pessoa (eu já tive que arranjar outra mania pra curar uma). O grande problema é quando isso ultrapassa o limite daquilo que possamos chamar de normal, é quando passamos a viver em base dessas manias, acreditando que nossa vida não irá para frente se não a fazermos como, em nossa cabeça, devem ser feitas.

O Transtorno Obcessivo-Compulsivo (TOC) é uma doença séria e que deixa pessoas e mais pessoas a mercê de uma simples compulsão gerada por sua mente. É achar que tudo vai dar errado caso aquilo não seja feito. Como é o caso da atriz Alessandra Vendramini que sofreu do TOC e passou por sérios problemas durante a doença, chegando a ficar 10 horas dentro do chuveiro esperando ouvir um som (que aparentemente era de um lápis caindo, não me lembro exatamente), caso contrário não sairía. Além de se levantar e sentar 100 vezes em uma cadeira, no restaurante, devido a uma situação ocorrida anteriormente.


Existe também a compulsão superticiosa, por limpeza, a mania louca de estar sempre higienizado, totalmente sem germes (Gripe Suína gente!!), impulsos repentinos de ferir, agredir, de gritar ou dizer palavras de baixo calão. Manter a assimetria e a perfeição exagerada da situação (nós virginianos estamos danados), contagens repentinas e N coisas a mais.


O TOC é uma doença séria e que pode levar as pessoas a fazerem coisas que nem imaginamos que alguém faria, tudo devido a sua compulsão e obcessão para determinada situação. O transtorno tem tratamento, a base de medicamentos (apenas no princípio) e terapia, podendo levar a pessoa a ter uma vida muito mais feliz e calma.

Mas TOC's a parte, todo mundo tem sua mania. Cada louco com a sua certo? E vocês, quais são suas loucuras e manias? Eu disse algumas ai em cima, agora digam vocês (acharam que iam escapar né? hehe) !!

Bem pessoal, por hoje é só
espero que tenham gostado
foi uma coisa simples e que peço, caso algo esteja errado
por favor, me corrijam ok?

Então, abraço a todos
e até mais!

18 comentários:

La Sorcière disse...

Olá querido!!!
Vc já assistiu o seriado Monk? Ele é um ex-detetive, que agora tem o papel de consultor da polícia e ele tem TOC. O seriado é hilário, pq ele é obcecado por limpeza, tem medo de tocar as pessoas, medo de leite, de animais....enfim, sua relaçao com o mundo é complicadíssima.
Eu tenho algumas manias: so dormir de pijama combinando, calça com blusa....nunca camiseta velha e calça de moleton, coisas descombinadas e sem par, sempre de parzinho: azul com azul, rosa com rosa e assim por diante. Minha família sabe disso e em aniversário ou natal, eu sempre ganho pijaminhas e camisolinhas, pq TODO mundo sabe que só durmo assim. Coisa de doida, né?
Bj

Cristiano Contreiras disse...

Lembrei do O AVIADOR, mostra um pouco da doença e do TOC.

abs!

J.E. disse...

É, você tem razão. TOC é coisa séria.
Essas "manias exageradas" não são saudáveis.


Agora existem manias legaaais! Como você disse, claro que tem alguém que come unha. Eu, por exemplo. shaushsushus
É inevitável, eu não consigo. NÃO CONSIGO. Já passei até aqueles esmaltes que deixam um gosto ruim danado na unhas, mas nem isso adiantou. Eu acabei acostumando com o gosto.

Conheço alguém 9e não digo quem) que tem mania (ou tinha) de ficar enrolando os cabelos da perna. Ai você via a perna desse alguém (que eu não vou dizer, não insista) e haviam várias falhas de pêlos ausentes.
shushsushsus
quem será?

Rosana Ibanez disse...

Olá Douglas! Acho que todos tem manias, uns mais graves que os outros, com certeza, mas duvido quem não tenha!
Eu por exemplo roí unhas até os 25 anos, mas o meu vício era tão assustador que quase perdi o dedo por causa disso! E até hoje as vezes quando estou apreensiva, ainda dou umas mordidinhas de leve.rrss
E tenho algumas manias tb um tanto estranha, tipo: ir ao supermercado e sempre ir no corredor p/ olhar as garrafas térmicas, mesmo eu tendo a mais linda dentro de casa. Os meus filhos me conhecendo até tentam me impedir, mas não tem jeito, lá vou eu no corredor das benditas... mas não me pergunte porquê, que nem eu sei responder.
Adorei a postagem,
Beijos e ótima semana!

Thaís Mello. disse...

rsrsrsrs !
Ai, eu adoro seus posts!
Você parece ser um ser único ^^
huahauahuaha
Eu roo bastante as unhas
mas tem época que paro, sabe-se lá pq (nem pra manias eu sou constante ! rsrs ).
tb já andei só nos quadradinhos brancos ou pretos, e tb já fiquei atenta pra não pisar nas linhas da calçada! =] rsrsrs

beeijos ;*

Anônimo disse...

Douglas, seus posts sempre arrasam, adorei esse...

Manias, tenho tantas, que nem daria pra citar por aqui...

Uma excelente semana...

Abraços!!!

Milena disse...

Muito legal o post...
não consigo neste momento lembrar de alguma mania.. mas tenho várias!!
Bjs e ótima semana

Douglas Ibanez disse...

Sorciére.. nunca assisti Monk, mas já vi na TV e já me falaram sobre ele e sempre fui curioso para vê-lo, agora então fiquei com mais vontade hehe, gosto de personagens estranhos, me identifico hauahuHUAH

quanto aos pijamas.. normal, eu só durmo de pijama e tem que ser curto, nada de calça e manga comprida, pode estar frio, mas é pijama curto. outra coisa, eu nao durmo de meia, não tem como, se dormir acordo no meiod a notie suando e tiro a meia =X doidão.. somos todos doidos \o/

Cristiano.. nunca vi O Aviador, acredita? Verei.. é legal trabalhar o tema, é uma doença que dá um belo enredo de novela.

Jaquee!! Poxa.. roer unha é um clássico, todo mundo já roeu alguma vez, tenho certeza HUAHAUHAHUAHUA quanto a enrolar pêlos da perna.. eu também conheço que fez isso (deixa em off belê?).. isso é horrível sabia? HAUHAUAHUAHUAHUA

Rosaninha.. Chega de garrafa térmica minha filha!! ahuahuahuahuahau mas vou concordar, não posso ir na Liberdade, passo o dia inteiro nas galerias vendo chaveiros e bonecos e tudo que existe por lá HUAHUAHA

Douglas Ibanez disse...

Thatá!!
Que bom que gosta dos posts ^^
fico muito feliz que tenho dado momentinhos pequeninos de algo bom hehe, se sou único eu não sei, mas dificilmente acharei um igual a mim hUAHUAHUAHAU

mas sabe, term vício e mania que é de lua mesmo. As vezes vem, depois vai é bem típico. Eu já tive caguetes, como meu pai chamava, que iam e voltavam de acordo com o tempo e idade.. vai entender.. as calçadas deveriam ser unicoloridas, elas propagam o TOC hauahuahauha

Heey Mariane!! Obrigadão!
Felizão estou de ter gostado ^^
Ao escrever pensei em tantas manias, em tantas, mas tive que me limitar em algumas.. nosso sistema nervoso e mental é complicaaaaado demais pro meu gosto =D

Milena.. Bem Vinda!
como disse ia em cima.. a gente tem tantas que acabamos até esquecendo, isso que nem percebemos que temos.. complix néé? hehe


Well pessoal.. obrigadaaasso pelos coments, sério mesmo =D

Abraços e Beijos

Déia disse...

Acho que não tenho manias, aliás não gosto de ser prisioneira de nada rs

Se for uma maniazinha a toa, tudo bem... paramos qdo quisermos...
Mas TOC é uma doença séria demais e precisa ser tratada!

As vezes brincamos com as manias, mas temos que ter cuidado p/ n virar doença!

bj

Linda disse...

Adorei esse post!!!
Dei umas boas risadas!!
Eu não tenho nenhuma mania grave... mas quando estou olhando um filme ou viajando de carona... tipo assim, não posso fazer outra coisa a não ser estar ali, fico passando as unhas na cabeça... kkkkkkkkkkk
nem é coçando hahahahaha! não tenho paciência e fico nervosa de estar parada. huahuahuahuahua

Beijossss e ótima semana!!

Anônimo disse...

Nossa, Douglas adorei o texto!
Xiii tenho várias manias...
Roo unhas, não uso duas vezes a mesma roupa sem lavar, não frequento lugares cheios...
Deuws, são várias, até cansei. rsrs
Abraços, até mais. =)

Duh disse...

IUHEIHAEIHAEIUHAE
caara, sempre tive muitas manias tbm.
e eu roía as unhas até ficar no talo do dedo, quase comia o dedo inteiro. era foda.
mas, não sei pq, parei! do nada! me curei PRAISE THE LORD!
iuaheaiuehuiaehiuaehuiaehae
mas acho que manias, cada um tem uma mesmo! hahaha

ah, obrigado pelos elogios no meu blog!! haha. ^^
e desculpa eu ter sumido um pouco daqui!
essa vida de trabalhador e estudante tá me matando!
HAHAHA..

abraaaço cara
teh+

Anônimo disse...

Oi Douglas...

Hoje andei aqui pelo seu blog lendo outros posts, navegando um pouco, hehehe... adoro a forma com que escreve (acho que já falei isso muitas vezes, rsrs, mas parabéns)!

Nada como um dia sem chorar - É isso aí, nada mesmo viu!!!

Bom fim de quarta-feira, rsrs!!

Abraços...

Douglas Ibanez disse...

Déia.. verdade total, maniazinhas simples são coisas, maniazonas são outras. Temos que estar de olho em nossas atitudes e manias, elas podem mostrar muitas coisas ocultas não? E sim, o TOC é uma coisa sérissima e que precisa ser observada.. concordo plenamente hehe

Liciane eu também fico doido quando não se pode fazer nada a não ser estar ali, como disse, eu fico cantarolando ou balançando a cabeça ou me apegando a detalhes como o parafuso da cadeira ou o desenho minusculo da lampada oO
ahuahuahauahuah

Maycoon.. sim sim, temos tantas, mas tantas manias que perdemos as contas.. isso quando percebemos as manias né? hauahuahuah Não gosto de ficar e lugar cheio tb, mas isso é meio impossivel para quem pega metrô de manhã na Sé.. mas isso é um caso aparte HAUAHUAH

Douglas Ibanez disse...

Duh!!
Você é um herói HAUHAUAHU
conseguiu parar de roer unha do nada.. eu tento a anos e nada, tá eu não tento parar, mãs.. acontece né? HAUHAUAHUAHUAHAUHAU
e magina.. tu merece hehe sei bem como é vida de trabalhador e estudante, cansativa..

Aaaaah Mariane.. fiquei tão feliz, mas TÃO FELIZ com seu comentário sabia?
Quem bom que gostou dos outros posts, os primeiros eu ainda não divulgava o blog então muitos de vocês nunca leram..
E obrigado mais uma vez, você é muito especial.. gosto de ti ^^

Sim.. nada mesmo rs
Bom fim de quarta a você tb

e a TODOS que estão aqui
tenham uma quinta legal amanhã beleza? e sem fogo no metrô.. já basta hoje u_u

Abraçoos

Unknown disse...

Pods creee, meu!
quem não pisava só no branco, ou só no preto naquele piso xadrez? HUDSUHHUDS

essa da linha e do quadrado tbm tambéeeeeem SUDHAHUDS
(eu faço isso todo dia no metrô quando volto da facul ><)

-----
nossa, coitada da Alessandra Vendramini...
10 horas no chuveiro, mano @_@
dessa história eu nao sabia
-----

verdade... com esse negocio de gripe suina eu quase fiquei louca, meu! ando de onibus e metrô todo dia, lotado... morrendo de medo de virus e tal .____."
foda mesmo

-----
beijo, doug! :}

C.R - Allen Walker disse...

Olhaa segundo post que eu leio e adorei rs, Adorei principalmente um traço que eu tenho e vejo em ti também, não é um "separar de conteudo" e sim um separar meio que subjetivo e juntar tb rsrs enfim rs... Tu não somente escreve contos, crônicas etc, e fica nisso; nem tampouco só escreve de ti e sua vida etc.. Mas assim como eu escreve de tudo e junta o tudo... Achei bem interessante essa sua postagem, sobre manias, e sobre tu também ter descrito umas das suas manias. (confesso de que roer unha é foda) aff tb tenho isso quando estou ancioso etc.
Ótimo blog, adorei...