sexta-feira, 16 de outubro de 2009

Boa Ação Egoísta

Pessoas deste Blog
Bom Dia

Passadas datas comemorativas e presentes adquiridos, venho neste fim de Sexta-Feira (meu dia da semana favorito) falando sobre algo que considero no mínimo bastante interessante. Por isso, venho indagar com vocês algo que ouvi a um bom tempo e que veio matutando minha mente desde então.

Creio que todos aqui, visitantes fluentes (como?) deste blog totalmente sem pé nem cabeça e escrito por um doido de pedra disfarçado de sensato, conhecem ou ao menos já ouviram falar de um seriado de televisão de enorme sucesso chamado Friends (eu sou fã de carteira!). Onde um grupo de seis amigos passam por situações e mais situações, cada uma mais engraçada do que a outra, sempre estando juntos.


Voltando ao assunto indagado, tem um capítulo onde dois personagens da série (os mais birutas dos amigos) discutem algo que, a princípio, pode parecer algo sem nexo ou apenas como base para a comédia, mas que se formos analisar (eu analiso a tempos isso, desde que ouvi) faz total sentido em relação a realidade, que é a seguinte: toda boa ação é egoísta.

Então entram todos vocês e pensam que eu sou um sem coração que não pratico boas ações e que ainda repudia aqueles que praticam, calma eu vou explicar. A situação é a seguinte, quando fazemos uma boa ação, ela traz benefícios para aqueles que a recebem, contudo, nós ficamos felizes com aquilo que fizemos.

É quase que uma troca. Nós praticamos e ficamos felizes, mas então eu me pergunto, o que foi perguntado na série também, será que faríamos algo bom para outra pessoa sabendo que depois nós não nos sentiríamos bem ou felizes? Não sei se faz sentido para vocês, mas para mim faz, sabem? Claro que a partir disso, diversas coisas devem ser discutidas, como analisadas, afinal isso é um pouco complexo, mas e no mínimo interessante.


A boa ação pode ser egoísta. O que acham? Vamos lá (exercitando os dedos das mãos!!), digam o que vocês acham disso que eu disse. A boa ação só vem seguida de nossa felicidade, ou faríamos algo mesmo não sendo possível ficar feliz posteriormente? Sem contar que, é possível praticar uma boa ação sem ficar feliz depois? Coisas para se pensar..

Bem pessoal, por hoje é só,
espero que gostem do post
e deixem suas opiniões!

Um grande abraço a vocês
volto logo, logo. ^^
Até

18 comentários:

Cristiano Contreiras disse...

A boa ação está, acima de tudo, na nossa reflexão sobre os nossos próprios atos no mundo.

bom texto! abs

Anônimo disse...

Acho que não.
Boa ação não é algo egoísta.
Ser egoísta é querer algo ou algum benefício só pra você.E quando você pratica uma boa ação você compartilhar de algo.Não é exatamente uma troca.Adorei a análise.

abraço.!

washington disse...

Depende tem pessoas que fazem boas ações esperando algo em troca ai é que esta o egoísmo.

mas tem pessoas que fazem de coração e não esperam nada em troca porque essas pessoas são boas,amigos e etc.

muito bom o post.

Anônimo disse...

Concordo com a sua visão. De fato, inconsciente ou não, é um ato egoísta. Na prática não, analiticamente sim. Por mais que façamos espontaneamente teremos um objetivo. Fazemos para ser bons, onde este é o motivo. Dá bastante coisas para pensar...

Um abraço !

Linda disse...

Concordo com o Verlle, não considero um ato egoísta, pois não estamos fazendo o bem somente à nós. E quando fazemos, não estamos pensando na alegria que sentiremos depois, e sim no bem que estamos fazendo à outrem.

Eu nunca assisti esse seriado. Parece legal.

Beijos :)

railer disse...

eu acredito que tudo que a gente faz, volta pra gente.

Renan Barreto disse...

Dei uma sumida, mas to de volta! rsrs Douglas, eu acho que toda boa ação é egoísta sim. Adoro friends tbm, vi todos os eps das 10 temporadas. Bem, quando fazemos uma boa ação quem se satisfaz somos nós. Então estamos fazendo um bem para nós mesmos.

Enfim, é uma boa só que não é uma estrada de mão única.


Abração!

La Sorcière disse...

Douglas, eu eralmente acho que a boa ação vem sucedida de uma sensação de bem estar, de júbilo, quase de glória! Mas.....qual o problema disso?
A boa ação fica menor só porque causa um sentimento bom para duas pessoas ao invés de uma? Isso sim não é egoísmo? Só vale se for em mão única?
Avho que não!
Bj grande:)

Thaís Mello. disse...

Primeiramente, também AMO Friends! *-*
E sim, é um modo de se analisar, mas é um dos modos né !
E tem atos de bondade que não são nem um pouco egoístas!
Acontece as vezes entre pais e filhos, ou entre namorados, de uma pessoa sacrificar sua felicidade pra que a outra o seja. Onde está o egoísmo aí?

Beiijos ;*

Anônimo disse...

acho que para as pessoas boas de coração sim (Antagonico). Se a pessoa é boa, ela ficara feliz em ajudar o outro e por isso estará sendo egoísta. No entanto, as pessoas falsas que fazem boas ações só para fazer média não são egoístas pois para elas pouco importa se o ajudado está feliz ou não. (Tenso)

rs

Acho que prefiro pensar que as pessoas boas que fazem boas ações não são egoístas, pois de fato se preocupam com o próximo. O fato de ficarem felizes em poder ajudar é uma mera consequência de ver o outro feliz. Não um objetivo. Acho que as pessoas boas de coração estão isentas do egoismo. Pelo menos ao meu ver.

Excelente post! (como sempre!) :D

Doug tem selos pra você lá no Introspectiva!

Um grande beijo!
Titi

Paulo Alt disse...

engraçado, sempre pensei nisso
pelo menos no caso de vc se sentir de alguma forma fazendo a ação boa mas além de tudo saber que ela é boa, sem esperar nada, simplesmente pq vc n eh mau ou vc gosta de ajudar os outros q nem o Sr. Musculoso da tirinha ai haha.. iii =X me confundi todo explicando, eu sei. mas eu entendi bem o q vc quis dizer. bom, qm sabe cantar um pouco Smellyy cat... smee-eee...lllyyy cat..... faça bem hehe rsrs
abraço, e bom início de semana pra nóis neh

Ricardo Martins disse...

Friends sem palavras, é ótimo!!!!
E você disse tudo...
Mas a boa ação para mim vem de ato de consciência, não importa como se sentiremos e sim nossa consciência no momento, onde realizando ela de coração, é o que importa! O lucro é simplesmente para você e para que recebe, ele pode tardar mas um dia acontecerá!
Filosofia é chata! Mas a indagação é boa!

ABRAÇO

P disse...

realmente eu me sinto bem quando faço o bem (uma boa ação), para mim isso não é muito egoista logo que ao fazer o bem estou pensando primeiramente em outra pessoa.
Mas parei para pensar e existe situações em que a boa ação se torna egoista!

leci disse...

Taí, algo em que se pensar...

Rosana Ibanez disse...

Olá Douglas!
Texto interessante e bom pra refletir! Quando pratico uma boa ação penso na felicidade daqueles que receberão independente de ficarei feliz ou não. Mas na maioria das vezes as duas coisas acontecem, tipo: unir o útil ao agradável.
Bjs

Ana Maria disse...

Oi Douglas!

Ah, você e seus posts "polêmicos" :D
Sabe, eu acredito que boas ações não são egoístas. O fato de nós nos sentirmos bem após realizar tal boa ação só mostra que somos pessoas que se importam com o bem estar do próximo e isso, para mim, é muito mais que altruísmo, entende!

Mas é bom pra gente também.
Acho que é como a Rosana disse: Unir o útil ao agradável.
Ou como eu digo: Juntar Fome com vontade de comer! :D

aushuahs
obrigada pelos Selos, Douglas.

Beijão :*

Anônimo disse...

Nem sempre.
Muitas vezes é sim, é esperando algo em troca.
Mas existem pessoas que fazem de coração, por querer bem, não pensando nas consequencias, por mais que elas irão acontecer.
Mas eu gostei do post.

Uma vez li algo que me deixou bem pensativa também, na verdade é o nome de um livro. A moça em pé no ônibus seguranto o livro, eu li o título e pronto... aquilo ali guiou meus pensamentos por toda a viagem; mas enfim, era algo do tipo "Quanto pior for a pessoa com quem você vive, melhor pra você"
e me parece que foi um padre que escreveu.

E sei lá, parece um pouco egoísta, calculista, frio... sei lá, rs. Mas não deixa de ser! rs

Unknown disse...

ta aí, nunca tinha parado pra pensar nisso :}