quarta-feira, 11 de novembro de 2009

Blackout

Sabem quando vocês estão no fim de seu dia, curtindo o momento seja ele como for: conversando no telefone, mexendo no computador, vendo Viver a Vida e sentindo nervoso em ver a Alyne Moraes depois do acidente, utilizando o banheiro para banho e necessidades fisiológicas ou qualquer outro tipo de situação caseira e simplória que aparentemente não vai causar dano nenhum em sua vida mas que então, de repente tudo muda de uma hora para a outra?

Pois é, acho que foi isso que aconteceu com muita gente ontem quando de repente, não mais que de repente, repentinamente a energia elétrica de maior parte do país simplesmente desapareceu, deixando pela janela como visão apenas uma extrema escuridão devastadora, pontos iluminados andando lentamente pelas vagas ruas semidesertas e um enorme ponto de interrogação na cabeça de todo mundo.


Enquanto toda a população procurava por velas e lanternas, ou ainda corriam para arrancar da tomada todos os eletrodomésticos possíveis (quem não fez isso?), uma enorme onde de dúvida se alastrou por grande parte do país causando alarde e susto. Tudo estava negro, os celulares não podiam ser utilizados direito, a energia desapareceu de repente em todo o lugar, apenas algumas rádios funcionavam e as informações, a princípio eram poucas.

Foi quando então, começaram as notícias do que havia acontecido, créditos para algumas emissoras de rádio que estavam com a frrequência pegando normalmente. Muita coisa foi especulada, poderia ter sido algum problema em um ponto de distribuição do Sudeste, ou seria algo maior? Rapidamente descobrimos que o problema foi na Hidrelétrica de Itaipú que gera quase 1/5 de toda a energia do país.

Aos poucos as luzes foram se acendendo e deixando claro aquilo que foi cometido no escuro e na calada da noite. Assaltos, sequestros relâmpagos, mortes, acidentes de carros, arrastões, saques, tudo isso em poucos momentos após as 22:15 da noite, quando aconteceu o Blackout. Estudantes que finalizavam seus estudos do dia, tiveram que pedir carona ou esperar por perto da Faculdade para ter uma estabilidade. Trabalhadores que deixavam seus empregos enfrentavam um congestionamento enorme, pessoas desconhecidas lhe pedindo ajuda e ainda a dúvida do acontecido. Alguns sairam dos Metrôs parados e foram andando pelos trilhos, outros permaneceram nos vagões. Os pontos de ônibus e estações de metrô se super-lotaram causando total bagunça.

Muito se falou, repórteres cobriam São Paulo em grande parte (menos ZL Ç_Ç) e todos os outros estados que foram atingidos pelo Apagão. Mas e as informações do próprio Governo? Bem, até as 23:30 da noite nada, nenhuma linha sequer havia sido colocada no site governamental, que embora não contribuísse tanto, afinal sem energia nem todos podem acessar o computador, mas era função por parte deles fazer isso.

Hoje, em uma coletiva de imprensa, o Ministro de Minas e Energia Edison Lobão, atribuiu o fato desse desligamento de energia elétrica a fortes ventos e raios: "Todos chegaram à conclusão que foram descargas atmosféricas, ventos e chuvas muito fortes na região de Itaberá (SP). Houve uma concentração desses fenômenos atmosféricos ali. O que provocou um curto circuito nos 3 circuitos que levam a Itaberá, que vêm de Itaipu".

Na lista estão 18 estados afetados, entre eles toda a Região Sudeste e parte das outras regiões, incluindo o Distrito Federal.


Agora, saindo um pouco da noticiabilidade e encarando isso de forma mais humorística, eu me diverti muito ontem de noite (õO). Sério, no momento em que tudo desligou, a princípio, achei que fosse uma queda de força normal, foi então que ouvi gritos pela janela e percebi que estava tudo apagado. Liguei a TV do meu celular e a primeira coisa que apareceu foi um trailer do filme 2012, logo pensei: "Ferrou, acabou o mundo". Ao longo da noite fiquei ouvindo rádio pelo celular e recebendo as informações. Depois de muito ligar para parentes e amigos, foi o momento de planejar o dia seguinte, que já estava ne esperança de ninguém sair da casa e passarmos essa Quarta-Feira como um belo Feriado.


Mas fatos engraçados a parte, esse Apagão foi algo muito sério. A Energia já se estabilizou e o problema está sendo avaliado e concertado com exatidão, mas não muda o fato de tantas desgraças que aconteceram ao longo da noite devido a essa quebra repentina de energia em enorme parte do Brasil.

PS: Quando a energia acabou, eu me encolhi na cadeira, sim eu tenho medo do escuro. ^^

Bem, espero que gostem do post de hoje
é informativo, mas tem humor ^^
falem como foi a noite de ontem de vocês
e se passaram por complicações ou se
conhecem gente que passaram.

Um grande abraço a todos
e até mais.

12 comentários:

Maycon Aguiar disse...

Nossa, isso realmente me perturbou durante o dia de hoje, ate eu descobrir o motivo. Foi realmente sinistro ontem, parecia um filme de horror. *medo*

Um abraço !

Doki☺Heytor disse...

Nossa, aqui não houve blecaute, e nem desconfiei que estava tendo em algum lugar do pais, fiqueis sabendo apenas hojeno final da tarde, quando finalmente cheguei em casa e resolve assistir um daqueles programas de noticias, e bem, adivinha? ainda não há nada oficial, sendo que hoje atrade estav tendo um encontro para descobrir as causas da queda de energia Brasil afora. Sendo assim, essa primeira versão é falsa?
Eu achei um absurdo a falta de um pronunciamento sério por parte do governo, afinal os prejuizos foram enormes. uma sorveteria no caso? açougues? hospitais e maternidades sem geradores? restaurantes?
Sem contar a frustração e agonia de nossos brasileiros (para variar, assistimos atônitos a falta de infraestrutura)

Mass... e dai? o que passou, passou. Só que parece nossos politicos parecem não aprender com os erros, na verdade parecem aprender a errar ¬¬'
aheuaeheuaheuahe (isso não é motivo para rir, mas que é engraçado, é!)

Thalita Carvalho disse...

Ah Douglas, eu tive muita sorte, aqui em casa a luz só piscou! Mas infelizmente o que você colocou é verdade, quantas coisas ruins aconteceram por causa desse blackout e vamos lá, quem acredita que foi um fenômeno natural?

Douglas disse...

concordo com tudo que vocÊs disseram..
os próprios governantes disseram que tem muita desculpa esfarrapada nessa história.
disseram que iam culpar causas naturais, de novo, pq aparentemente no outro tbm culparam a natureza..
pode até ser sabe? mas quando se tem um histórico cheio de coisas boas, até dá pra engolir, mas com situações como as do Brasil.. seilá viu.

agora é esperar pra ver o que vai dar essa coisa toda, se vão persistir nessa história, se vão arranjar outra coisa.. veremos

aqui voltou só as 4 e 40 da manhã, fiquei o dia de hoje lendo os jornais e a noite de ontem no radio.. as vezes eu acordava de noite pra olhar pela janela HUAHAUHAUHAUAHUH

é fogo..

Bjo e Abraços

PS: descupem a falta que fiz.. semana turbulenta.

ludmilla disse...

UUUHHhhh adorei o post muito bom..
ps: o meu cel naum tem tv(pobre) shhsuhsuhs enatum fui le um livro ..
Eu liguei as luzes de emrgencia e tud ficou claro ,, mais a pergunta que naum quer calar para que luzes de emergencia se eu não posso assistir a novela ou tomar um banho quente ???(q por sinal aki no rio tava chovendo ) enatum fora de cogitação tomar banho frio..entaum eu abri meu querido livro e fui ler ..
bjokass querido

Athila Goyaz disse...

Gostei do post! :)

Eu estava na faculdade, em outra cidade foi tensu rs

mas sobreviví

abraços!

La Sorcière disse...

Eu ri DEMAIS com: "Liguei a TV do meu celular e a primeira coisa que apareceu foi um trailer do filme 2012, logo pensei: "Ferrou, acabou o mundo". " kkkkkkkkkkkk!!!
Vc é ótimo! Devia escrever mais, Douglas....esperamos um tempão por um post seu...
Vc faz faculdade à noite? Ainda bem que estava em casa na hora do blackout!
Bj

Rosana Ibanez disse...

Fiquei com um pouco de medo, pois do 16º andar eu via as luzes indo e vindo dos bairros distantes e não conseguia entender o que estava acontecendo. Umas pessoas começaram a gritar que era o fim do mundo. Imaginei que fosse brincadeira, mas já viu né?? 2012 tá chegando...
Belo post Douglas! Um beijão no coração.

Junior disse...

Eu estava discutindo um testo com a profª de didática... O pior é que a Unesp daqui fica num bairro que tem muitas árvores ficou mais escuro ainda...

Liciane disse...

Aqui não faltou, ainda bem! Só fiquei sabendo de tudo isso no outro dia kkkkk
Mas hoje já ouvi dizer que pode ocorrer novamente.
Como diz o nosso inteligentíssimo presidente: "Só Deus sabe" kkkkkkkkkkk

Beijos

Mariane disse...

Dei boas risadas com esse seu post, adorei o humor, a realidade e jogo de palavras, como sempre vc está de PARABÉNS!!!

Uma excelente semana!!!

Bjs...

Hogwarts disse...

Você foi convidado(a)para ser um(a) aluno(a) da Escola de Magia e Bruxaria de Hogwarts.
Parabéns!
Atenciosamente, Alvo Dumbledore.
Diretor e professor de Hogwarts.