sábado, 2 de abril de 2011

Curiosidades de Um Prostíbulo Biológico

.
Você sabia que na África os rinocerontes deixam alguns pássaros nativos pousarem em suas costas enquanto eles vivem a vida andando por aí?
.
Pois é, isso se deve ao fato de que esses pássaros se alimentam dos parasitas existentes nos rinocerontes, já que os mesmos não tem como tirar os tais bichinhos. Eles deixam que os pássaros façam isso por ele. Enquanto um come, o outro se livra de carrapatos e colegas. Uma ajuda mútua.
.
Aah! E você também sabia que os crocodilos, predadores naturais, não comem os pássaros que ficam em suas bocas enquanto eles ficam com elas escancaradas tomando sol?
.
Exatamente! Isso, ocorre devido a ajuda que um dá ao outro. Crocodilos não tem como retirar os restos de comida de seus dentes, não alcançam. Deste modo, deixam os pássaros fazerem isso, pois os mesmos se alimentam destes restos. E se por um acaso algum crocodilo de bocona aberta ser sacana, picareta e comer a pobre ave, toda o grupo de crocodilos o abandona, pássaros não voltam mais e ele provavelmente morrerá sozinho e com a boca podre. Um ajudando ao outro.
.
Agora o que aconteceria se os pássaros resolvessem comer mais do que os bichinhos do rinoceronte? Se descobrissem algo mais, digamos, saboroso em seu corpo volumoso, cinzento e forte e resolvessem dar aos outros animais em troca de alguma coisa qualquer? Imagine, o comércio aéreo de rinocerontes!
.
E se o crocodilo matasse o pobre pássaro numa armadilha? Fizesse disso um necessário hábito de sobrevivência, sem cansar, vendo a atitude como forma de comida fácil e todo o resto do grupo lhe desse apoio e fizesse o mesmo?
.
A natureza deu um pouco de si para o homem sobreviver. O homem viu que era bom, usou, reusou, abusou e vendeu. Transformou a vida em mercado. O equilíbrio foi quebrado. Não existe mais ajuda de natureza para homem e de homem para natureza, apenas a exploração é o que existe. O dinheiro quem manda. A prostituição do meio em que vivemos.
.
No fim, o rinoceronte morreria infestado de carrapatos parasitas sem ter quem resolvesse este chato problema. O crocodilo morreria pela boca, por aquilo que usou para destruir quem mais lhe ajudava. De mau hálito e sem ninguém para ajudar. Já os pássaros, não teriam o que comer e iriam sumir, um por um. Ninguém mais sobreviveria. O ciclo foi destruído.
.
Reflita.
Abraço.
..

2 comentários:

J.E. disse...

Isso se chama mutualismo. E a natureza tá cheia disso, Douguitos. Tem cada coisa que me faz abrir a boca e pensar: Deus, sou muito fã do seu trabalho.

Já viu os peixinhos que nadam junto com tubarões para se alimentar de parasitas e que NÃO SÃO comidos pelos mesmos? Fantástico!

Paty L. disse...

Parece que isso é uma interação que se chama mutualismo, se eu não me engano...
Seria bem interessante se os homens soubessem pensar que nem os animais... Acho que eles seriam mais racionais :)