sábado, 16 de maio de 2009

De onde vem a sua INSPIRAÇÃO?

Sinceramente me pergunto isso constantemente, já que se pararmos para pensar, esse grande mistério da vida, dentre tantos existentes por ai, acontece de forma mágica para cada um de nós e reflete de forma completa no modo como a utilizamos.
Geralmente ocorre em algum lugar, estamos lá, fazendo nada ou fazendo tudo, nada interessa, quando a inspiração chega dilacera nossa mente como se congelasse nosso cérebro por alguns instantes até que o calor da idéia possa descongelá-lo e ordená-lo para que comece seu trabalho.
O mais estranho na inspiração é que ela surge como um raio, não importa onde esteja, ele vai lhe atingir. Por exemplo, alguém que está escrevendo este pequeno texto, no caso eu, costuma ter inspiração em um lugar bastante singular, sim meus caros, minhas melhores idéias surgem durante o banho. Não sei o que ocorre exatamente, talvez sejam as gotas de água caindo no meu rosto, ou o ambiente em que me encontro, não sei exatamente, mas que é fato, é: Quando estou tomando banho, minhas idéias surgem quase que simultaneamente.
Quantas e quantas vezes não escrevi poemas no boxe? Claro que depois tive que correr para anotá-lo em um papel, senão o vapor ia apagá-lo e a inspiração teria vindo à toa. E quando a inspiração surge em lugares demais de imprórios, como num ônibus vagando em um lugar desconhecido ou minutos antes de começar o vestibular, o que fazer? Simples, ou você guarda tudo na sua brilhante mente para colocar no papel mais tarde (neste caso, prepare-se, a guerra entre o esquecimento e a força de vontade de lembrar começou!), ou você pega algum pedaço de papel de qualquer lugar (vale de tudo: embrulho de pão, jornal, envelope... eu por exemplo já usei Boleto Bancário, nem imagine a luta para escrever entre aqueles espaços "enormes") e escreve tudo o que lhe vier a cabeça, sem pensar, somente deixando sua mão fazer tudo livremente.
Sinceramente não tento entender a Inspiração, pois cada um tem a sua e sabe a melhor forma de instigá-la. Pode ser tomando banho, ouvindo uma palavra que seu pai solte em uma briga infernal, um sonho bizarro ou completamente normal que teve noite passada, filosofia própria, modo de enxergar, confronto de idéias, música, tristeza, felicidade, amor, alguém... No fundo, tanto faz o modo como você capta sua inspiração, contanto que você saiba como utilizá-la de forma criativa e diferente, já que depois que ela e você se tornam apenas um, a arte decorrente se torna perfeita.

" A Inspiração é uma luz que surge do nada, chega, te acorda e te faz viajar na mais louca e longincua viagem para dentro de si mesmo. "

Douglas Ibanez


2 comentários:

J.E. disse...

Talvez a sua inspiração venha do fato de você estar nu. É sexualmente sugestivo.

shaushsuhsuss

Brincadeira.

Inspiração é uma coisa engraçada. ÀS vezes, quando ela me invade com um susto, eu tenho a sutil sensação de que ela estava dentro da minha cabeça o tempo todo, apenas esperando o momento certo de sair.

Douglas Ibanez disse...

ela é meio que o "extravasa" ou o motivo para isso... seilá..